3° Congresso Internacional RESAG será em Belo Horizonte

O 3° Congresso Internacional RESAG acontecerá entre os dias 11 e 15 de setembro de 2017, no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN, na Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627 – Campus da UFMG – Pampulha, em Belo Horizonte.

Programação:

Sessão de pôsteres: 13 a 15 de setembro de 2017

Exposição: estandes de expositores e patrocinadores: 13 a 15 de setembro de 2017

No primeiro dia (Workshop 1) serão tratados temas referentes ao planejamento e execução de políticas públicas relacionados com diversos aspectos de Recursos Hídricos como gestão integrada, lei das Águas, bacias hidrográficas, planos de recursos hídricos, saneamento, fornecimento e uso da água e meio ambiente, enfrentamento da crise hídrica, propiciando um panorama rico à troca de conhecimento e de experiências, em nível global.

O segundo dia estará centrado em Tecnologia (Workshop 2), quando serão debatidos programas e ações de governo nas áreas da saúde, meio ambiente, indústria e comércio, agricultura e outras, com a participação de vários ministérios, órgãos governamentais e empresariais, de forma articulada com a academia e institutos de tecnologia de diversas regiões do País, em conjunto com instituições internacionais de destaque mundial, em busca de soluções aos desafios evidenciados no dia anterior, além de outros.

Serão também apresentadas as estratégias de interação das Redes Sibratec, formadas por um grande número de laboratórios, com as MPMEs sob perspectivas da inovação, extensionismo e serviços tecnológicos. Em conjunto com o Sebrae, Finep, CNPq serão abordadas as linhas do programa internacional do Manufacturing ExtensionPartnership do NationalInstituteof Standards and Technology/EUA, que atua como suporte tecnológico às MPMEs.

Dada a importância do suporte laboratorial às tomadas de decisões relacionadas com o monitoramento e preservação de recursos hídricos, potabilidade da água, qualidade da água para uso em diferentes finalidades como agricultura, indústria farmacêutica, alimentícia e outros, no terceiro dia (Workshop 3), o tema central estará direcionado à Qualidade, compreendendo as diferentes funções da metrologia, acreditação, normalização, com ênfase em atividades e recursos que possam respaldar a obtenção de resultados de medição com a qualidade necessária.

A busca da metrologia como diferenciador tecnológico e comercial às empresas é, na verdade, uma questão de sobrevivência que não abre espaço para medições sem qualidade assegurada. Com esse enfoque, especialistas de renome nacional e internacional atualizarão e discutirão atividades relacionadas com metrologia, limites técnicos regulatórios, padrões, rastreabilidade e confiabilidade de resultados de medições laboratoriais exatas e confiáveis.

As contribuições de diferentes atores que fazem parte da condução das temáticas destacadas nesses três dias do evento deverão resultar em orientações e recomendações relevantes a todos os envolvidos, na proposição de ações que resolvam totalmente ou minimizem situações existentes, apoiem o seu monitoramento para a preservação de recursos naturais, meio ambiente e qualidade de vida, para um posicionamento competitivo e sustentável ao País.

Os trabalhos científicos serão apresentados na forma oral e de pôster, sendo que os melhores trabalhos serão premiados. A publicação dos anais na forma de um livro impresso, ou de forma eletrônica, também está prevista. Com um viés educacional serão realizados nove minicursos, para capacitação de laboratórios e de gestores.

Acesse para mais informações: http://www.resag.org.br/congressoresag2017/index.php