Agência RM Grande São Luís, em cooperação técnica com a Agência RMBH, promove discussão sobre metropolização

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_gallery interval=”3″ images=”6852,6840,6844,6845,6842″ img_size=”200×100″ onclick=””][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Maranhão deu mais um importante passo para a consolidação da governança plena da região metropolitana da grande São Luís, com a realização da I Conferência Metropolitana da Grande São Luís. Para chegar a este momento, a Agência Executiva Metropolitana (Agem) contou com a cooperação técnica da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de BH do Governo de Minas Gerais, na realização de seminários preparatórios nos 13 municípios que compõem a RMGSL, onde foram eleitos os delegados que concorreram às 17 vagas dos sete segmentos da Sociedade civil, no Conselho Participativo Metropolitano.

O governador Flávio Dino participou da abertura solene e falou sobre o compromisso com a metropolização. “Nunca um outro governo levou isso tão a sério. Há muitos anos se fala em região metropolitana, mas ninguém nunca cumpriu a legislação. Nós demos um ponta pé inicial em 2015, quando sancionamos a lei que estabeleceu o início deste processo, hoje consolidado pela gestão do presidente Pedro Lucas Fernandes”, disse.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, fez um balanço dos primeiros 200 dias de trabalho, à frente da Agem. “Começamos do zero e estamos avançando a cada dia, neste processo de metropolização, que é democrático e inclusivo. Tanto que, antes de chegarmos a conferência, percorremos todos os municípios da região, para ouvir e discutir de perto com os maiores interessados: a sociedade”, concluiu.

No primeiro dia de evento, no Palácio Henrique De Lá Rocque, passaram 710 pessoas ao longo do dia. Foram programadas palestras sobre os mais diversos temas relacionados a metropolização. A diretora geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH (Belo Horizonte), Flávia Mourão, falou sobre cidadania metropolitana, focando a importância da participação e envolvimento da população, que precisa se sentir parte deste processo. “Se não for pra resolver problemas, beneficiar diretamente os moradores da região, não tem sentido”, disse.

As discussões passaram pelo setor de transporte, através do painel ministrado por Luiz Carlos Manotovani, que é superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos. Em pauta, os desafios e alternativas para a mobilidade em regiões metropolitanas, com um diagnóstico da situação em mais de 400 cidades, com base em uma pesquisa feita pelo órgão.

O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, fez um balanço das ações da pasta, nos municípios da RMGSL. O gestor garantiu que os treze municípios detém mais de 30% dos estudantes da rede estadual e falou sobre investimentos, como os programas Bolsa Escola e Escola Digna. “Estamos melhorando os índices de educação gradativamente, ao longo dos últimos dois anos, através de investimentos em qualificação dos professores e estrutura das escolas”, disse.

Além de educação e transporte, a I Conferência Metropolitana abordou ainda desenvolvimento econômico, através de um painel ministrado pela Arlete Abreu, superintendente de gestão do SUAS/Sedes. O presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, falou sobre saneamento, um dos eixos temáticos do evento, além de Turismo, que foi tema de painel ministrado pela professora da UFMA, Mônica Araújo.

Um dos convidados para o primeiro dia de evento, o assessor especial da Diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, João Evangelista de Sousa Filho, falou sobre as ações financeiras da instituição. Outro momento importante, foi o lançamento do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), com participação do presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Felipe de Holanda e por fim, um debate com participação José Antônio Viana Lopes, Secretário Adjunto de Assuntos Metropolitanos.

Esta primeira edição da Conferência Metropolitana da Grande São Luís, teve o objetivo de consolidar o arranjo institucional de governança metropolitana, contribuir na implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) e finalmente eleger os membros do Conselho Participativo, que serão empossados neste evento, para o biênio 2017-2018.