Agência RMBH apoia Defesa Civil em visitas a áreas de risco nos municípios de Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Jaboticatubas, Raposos e Ibirité

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Com o objetivo de planejar e minimizar os impactos das chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Governo de Minas Gerais, por meio da Defesa Civil Estadual, com o apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), promoveram uma série de visitas técnicas aos municípios de Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Jaboticatubas, Raposos e Ibirité.

O trabalho foi realizado pela equipe da Defesa Civil Estadual, coordenada pelo Capitão Junior, e contou com o apoio da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, da chefe do Núcleo para Assessoramento Técnico Especial (NATE), Gabrielle Sperandio, do gerente de Fiscalização, Fabrício Avelar, e dos técnicos, Daniel Mendes e Cristiano Medeiros.

“Podemos afirmar categoricamente que a proteção Civil local só será efetiva se atuarmos na gestão dos riscos em cada município, para evitar que os desastres aconteçam, ou sejam minimizados. Nestas visitas o governo de Minas, por meio da Defesa Civil Estadual, apoiou os municípios com distribuição de lonas para cobrir encostas com risco de deslizamento e distribuiu dicas de autoproteção para serem afixadas em locais com grande fluxo de pessoas”, explica o Capitão Junior da Defesa Civil.

No mês de setembro, a Defesa Civil Estadual deu início às vistorias com equipes no interior do estado, como na Região Leste, no Vale do Rio Doce e na Zona da Mata, locais que foram mais atingidos no último período chuvoso, para fazer um mapeamento de risco.

Além disso, são verificadas as obras realizadas com recursos, sobretudo federais, destinadas aos municípios no início deste ano para a reconstrução das cidades, em função das fortes chuvas. “Destacamos a parceria com outros órgãos do Estado, a exemplo da Agência de Desenvolvimento da RMBH, que muito tem apoiado os municípios, a exemplo da consultoria na elaboração ou revisão do Plano Diretor, que tem relação direta com a resiliência municipal ou a falta dela. De uma maneira geral percebe-se que os municípios da RMBH, em comparação ao contexto geral do Estado, estão mais preparados, posto que passaram por desastres recentes, e essa situação, juntamente com essa integração com o Governo do Estado, melhorou o planejamento destes municípios, contudo, cientes de que o investimento na gestão dos riscos deve ser perene e infindável”, complementa o Capitão Junior.

Durante as visitas, a equipe da Agência RMBH monitorou as ações locais de enfrentamento às situações decorrentes das chuvas, bem como o trabalho de apoio à população vulnerável de áreas de risco geológico-geotécnico e hidrológico.

“A atuação da Agência RMBH abrange, dentre as funções públicas de interesse comum elencadas na Lei Complementar n. 89/2006, as ações relacionadas à defesa contra sinistro e à defesa civil, e a parceria com o Gabinete Militar do Governador para monitoramento das ações nas áreas de risco dos municípios metropolitanos é essencial para o exercício da atividade fiscalizatória da Agência. A Defesa Civil do Governo de Minas tem uma expertise ímpar e agradecemos ao Coronel Godinho e ao Capitão Júnior o compartilhamento único durante as visitas”, ressalta a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

A chefe do NATE, Gabrielle Sperandio, enfatizou que “Para além das medidas paliativas, enfatizamos a importância de implementar no território municipal medidas estruturantes, a exemplo das políticas públicas voltadas para Habitação e Regularização Fundiária, que garantam condições adequadas de habitabilidade, melhorias nas condições urbanísticas e de infraestrutura nessas áreas”.

A equipe de Fiscalização da Agência RMBH, que atua monitorando os parcelamentos de solo clandestinos em zonas rurais e urbanas da região metropolitana, avalia que este trabalho otimiza ações visando à proteção dos cidadãos que residem nos municípios metropolitanos. “As vistorias em conjunto entre a Defesa Civil do Estado e a Agência RMBH foi um pontapé inicial para uma união de esforços em prol do bem-estar e segurança para moradores em áreas de risco. É muito importante a articulação em caráter cooperativo entre órgão e entidades públicas ou privadas para planejar, prevenir ou evitar desastres, que se agravam ainda mais em época de chuva”, comenta o gerente de Fiscalização, Fabrício Avelar.

Confira imagens das visitas técnicas em cada município: