Agência RMBH e Cemig se unem para elaborar plano de combate e controle de ataque do besouro metálico às árvores da região

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizaram, no dia 5 de setembro de 2018, na Cidade Administrativa do Estado, uma reunião técnica com representantes dos municípios metropolitanos visando elaborar um plano de gestão integrado de combate e controle do Besouro Metálico (Euchroma gigantea). Esse besouro ataca árvores de espécimes como Munguba e Paineira, com consequências radicais para essas árvores, podendo causar sérios danos ambientais, prejuízos à infraestrutura urbana e ameaçando a segurança da população.

O evento contou com a participação de especialistas do Instituto Biológico de São Paulo, da Cemig e da Prefeitura de Belo Horizonte. Na abertura, o engenheiro de Meio Ambiente da Cemig, Pedro Mendes Castro, ressaltou a importância de se apresentar aos municípios metropolitanos o Besouro Metálico, o que está sendo desenvolvido no trato dessa praga tão perigosa e como lidar com ela. Já a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Flávia Mourão, ressaltou o papel da Agência de mediação e interlocução na busca de solução para problemas comuns aos municípios da região.

Na exposição “Desafios ao Manejo do E.gigantea em Ambientes Urbanos”, o biólogo e especialista em pragas urbanas Francisco José Zorzenon, do Instituto Biológico de São Paulo, destacou as dificuldades de se combater a praga, cujo ciclo biológico do ovo até a fase adulta é de cerca de 380 dias. Ele citou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo instituto, em parceria com uma empresa americana, para a criação de um repelente que possa evitar o ataque do Besouro Metálico a uma árvore saudável e ressaltou que já estão sendo feitos testes neste sentido. “Estamos apostando no controle biológico na agricultura, com a aplicação do gel repelente no colo da planta, diretamente nas árvores”, afirmou.

A engenheira agrônoma Maria Aparecida Rezende, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (EPMZB), fez uma exposição sobre a biologia do E. gigantea e como a instituição está desenvolvendo uma pesquisa com a finalidade de encontrar uma solução para o controle do ataque do besouro às árvores.

Já a exposição sobre “Ações preventivas e de Controle do E.gigantea em Belo Horizonte” foi conduzida por Sérgio André Souza Oliveira, também da EPMZB, com atuação na Secretaria de Meio Ambiente da PBH. Ele falou sobre os procedimentos adotados pela prefeitura a partir do final de 2015, época do agravo da queda de árvores na cidade de Belo Horizonte mesmo fora do período chuvoso. Segundo Sérgio, com o agravamento do problema em 2016, e para mitigar o risco sobre as pessoas, a PBH assinou, em 2017, um contrato emergencial de 180 dias para a subtração de cerca de 500 árvores em situação de risco devido à ação do Besouro Metálico.

Sérgio falou também sobre a importância da participação da mídia durante todo o processo de supressão das árvores para facilitar a compreensão e o apoio da população, inclusive com informações sobre árvores que já apresentassem risco de queda.

Ao falar sobre a “Participação da Cemig na gestão do E. gigantea”, a engenheira da Cemig, Marina Moura de Souza, falou sobre as pesquisas para levantar informações sobre o número de árvores com problemas nos municípios atendidos pela Cemig e ressaltou a importância da reunião para discutir como os municípios metropolitanos estão se armando para enfrentar o problema causado pelo ataque do Besouro Metálico. Segundo ela, “arborizar não é só plantar, mas, também, cuidar”.

Propostas

Ao final das exposições, os presentes participaram de uma discussão que norteou a elaboração de três propostas prioritárias para se enfrentar o Besouro Metálico. A primeira é promover um treinamento junto aos municípios metropolitanos para identificar a presença da larva, previsto para o início de dezembro de 20l8; a segunda, desenvolver e avaliar alternativas de prevenção e controle da praga; e a terceira, elaborar proposta para o edital a ser enviado ao Consulado Japonês propondo parceria nas ações de combate aos riscos causados pelo Besouro Metálico.