Agência RMBH e Comec-PR trocam experiências sobre aprimoramento de gestão metropolitana

Promover o desenvolvimento integrado de regiões metropolitanas por meio de soluções compartilhadas e solidárias. Neste sentido, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba estiveram reunidas para trocar informações e experiências de gestão.

WhatsApp Image 2021-02-18 at 11.05.04

O encontro ocorreu na tarde dessa quarta-feira (17/02), de forma remota. Na ocasião, os gestores dos órgãos dialogaram sobre a estruturação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), compararam alguns dados das duas regiões metropolitanas e sobre o Arranjo Metropolitano mineiro – inspiração para o Estatuto da Metrópole.

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, ressaltou que a reunião foi de extrema importância para as duas autarquias e que encontros como este serão realizados com frequência. “Nosso objetivo é reunir mais entidades metropolitanas nesse espaço de interlocução que foi criado entre Curitiba e Belo Horizonte”.

As próximas agendas serão sobre temas específicos, como: regularização fundiária e transporte metropolitano.

Sobre as entidades metropolitanas

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), foi criada pela Lei Complementar nº. 107, de 2009, na forma de autarquia territorial e especial, com caráter técnico e executivo, para fins de planejamento, assessoramento e regulação urbana e viabilização de instrumentos de desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, é a terceira maior região metropolitana do Brasil, sendo seis milhões de habitantes concentrados nos 34 municípios que compreendem a RMBH.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), foi criada em 1974, pelo governo do Estado do Paraná, através da Lei Estadual n° 6. 517. Seu objetivo é coordenar funções públicas de interesse comum entre os 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.