Agência RMBH e FEAM promovem capacitação gratuita a municípios que trabalham Revisão do Plano Diretor

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) realizará uma capacitação no intuito de apoiar tecnicamente os municípios com relação às mudanças climáticas, apresentando a eles a ferramenta “Clima na Prática”. Este projeto tem objetivo de auxiliar e direcionar o desenvolvimento de novas ações, políticas públicas e planos de combate às mudanças climáticas e redução da vulnerabilidade territorial, agregando valor à elaboração de diretrizes que irão compor o Plano Diretor municipal. O evento será realizado nos dias 02 e 09 de setembro, em plataforma online, que será divulgada com dois dias de antecedência para os inscritos.

O workshop é destinado a membros dos Grupos de Acompanhamento da Revisão dos Planos Diretores de Raposos, Itaguara, Florestal e Taquaraçu de Minas, nos quais a Agência RMBH presta apoio técnico. Os Grupos de Acompanhamento são compostos por técnicos das prefeituras municipais, por vereadores, e por representantes da sociedade civil. “O workshop em parceria com a FEAM é muito importante para a Agência RMBH, pois permite qualificar as discussões no âmbito dos projetos de revisão dos Planos Diretores apoiados por nós. Com isso, pretendemos manter mobilizados os grupos de acompanhamento nesse período complicado da pandemia de covid-19 para nossa região, ao mesmo tempo que nos aproximamos de outro órgão importante do Estado visando parcerias futuras”, avalia o diretor de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, Charliston Moreira.

O coordenador técnico da Revisão dos Planos Diretores pela diretoria de Planejamento Metropolitano, Leopoldo Curi, explica a origem da parceria  e como o projeto será agregador no trabalho de Revisão dos Planos Diretores.  “A ideia da parceria com a Feam surgiu da apresentação da ferramenta ‘Clima na Prática’ à Agência RMBH, ainda antes da pandemia causada pelo novo coronavírus. Após o início do teletrabalho, foi realizada mais uma reunião de aproximação no intuito de conjugar as possibilidades da ferramenta com o conteúdo. Nesse sentido, a ferramenta ‘Clima na Prática’ será utilizada para auxiliar o desenvolvimento de novas ações, políticas públicas e atividades direcionadas no combate às mudanças climáticas e redução da vulnerabilidade territorial, incorporando valor à elaboração de diretrizes dos planos diretores”.

Para realizar a inscrição, cada membro do Grupo de Acompanhamento e os representantes das Secretarias de Meio Ambiente deverão preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/goHHWNA326fYoqEN9. Vale ressaltar que este evento será direcionado, preferencialmente, ao público-alvo selecionado.

Confira a programação:

Dia 02/09/2020 – de 09 às 12 horas

• Sessão de boas-vindas, apresentação dos participantes e suas expectativas – de 09h às 09h20
  • Temática Ambiental no Planejamento Urbano – Parte 1 – Aproximação – Planejamento Urbano  e Ambiental – Abordagem Histórica e  Conceitual – ARMBH – de 09h20 às 10h20
  • Desmistificando a crise climática e seus conceitos: apresentação dos conceitos básicos relacionados às mudanças climáticas, provas de sua existência e como já é uma realidade nas cidades – FEAM – de 10h20 às 10h50
  • Qual a cidade que queremos? Abordagem sobre os impactos em todos os setores e sobre o conceito, bem como ações de adaptação  FEAM – de 10h50 às 11h20
  • Discussão geral: Como a abordagem ambiental na gestão do território municipal pode influenciar as mudanças climáticas – Todos os presentes – de 11:20 às 12h

Dia 09/09/2020 – de 09 às 12 horas

• Apresentação da plataforma Clima Gerais e da ferramenta Clima na Prática – FEAM – de 10h10 às 11h00
  • Discussão geral: Como o Plano Diretor pode ajudar as cidades a enfrentar os desafios causados pelas mudanças climáticas – Todos os presentes de 11h às 12h