Agência RMBH e FEAM realizam primeira etapa do workshop Plano Diretor e Clima

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), por meio da Diretoria de Planejamento Metropolitano, em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) deram início a capacitação “Plano Diretor e Clima” no intuito de apoiar tecnicamente os municípios com relação às mudanças climáticas, apresentando a eles a ferramenta “Clima na Prática”.

Captura de Tela (30)A primeira parte do workshop ocorreu em plataforma online, na manhã dessa quarta-feira (02/9), e contou com a presença de membros das Secretarias de Meio Ambiente e dos Grupos de Acompanhamento da Revisão dos Planos Diretores de Raposos, Itaguara, Florestal e Taquaraçu de Minas, nos quais a Agência RMBH presta apoio técnico.

Durante a primeira parte da capacitação, Leopoldo Curi (ARMBH) e Larissa Santos (FEAM), apresentaram as temáticas de planejamento urbano e ambiental por meio dos conceitos básicos relacionados às mudanças climáticas, políticas públicas e redução da vulnerabilidade territorial, agregando valor à elaboração de diretrizes que irão compor o Plano Diretor municipal.

“Estamos felizes com a execução do treinamento. A Agência RMBH não mede esforços para apoiar os municípios nas suas obrigações e elaboração de seus planos diretores. Esperamos que a incorporação deste trabalho torne a ferramenta ‘Clima na Prática’ um uso frequente nas diretrizes dos municípios. Agradeço toda equipe da FEAM pelo empenho e disponibilidade em introduzir esta ferramenta em parceria com a Agência RMBH”, salientou o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira.Captura de Tela (33)

“Clima na Prática” é uma adaptação do Climat Pratic, ferramenta já aplicada em municípios franceses e adaptada às especificidades de Minas Gerais segundo as condições sociais, institucionais, econômicas e naturais do Estado, oferecendo aos gestores municipais diretrizes para a elaboração de seus Planos de Energia e Mudanças Climáticas Municipais, entre outras ações ou políticas capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as vulnerabilidades climáticas locais. De acordo com a chefe de Gabinete da FEAM, Letícia Campos, “a ferramenta é muito funcional e importante para o planejamento de ações voltadas ao combate e mitigação dos impactos causados por alterações climáticas. Esperamos que esta parceria possa contribuir com os trabalhos ambientais desenvolvidos nas cidades da RMBH”.

A segunda etapa da capacitação será realizada no dia 09 de setembro. Confira a programação:

Dia 09/09/2020 – de 09 às 12 horas

• Sessão de boas-vindas, apresentação dos participantes e suas expectativas – de 09h às 09h20
  • Apresentação da plataforma Clima Gerais e da ferramenta Clima na Prática – FEAM – de 10h10 às 11h00
  • Discussão geral: Como o Plano Diretor pode ajudar as cidades a enfrentar os desafios causados pelas mudanças climáticas – Todos os presentes de 11h às 12h