Agência RMBH e IGAM firmam parceria no combate e monitoramento de enchentes

Inundação é um dos mais devastadores desastres naturais que afeta vidas, propriedades e a economia. Atualmente, 35 milhões de pessoas no mundo todo são prejudicadas, afetadas ou ficam desabrigadas após uma inundação a cada ano.

No mês de janeiro de 2020, o estado de Minas Gerais enfrentou o volume mais alto de chuvas dos últimos 110 anos. Neste período, segundo a Defesa Civil do Estado, foram registrados 58 óbitos, 68 feridos, 45.028 pessoas desalojadas, 8.141 pessoas desabrigadas, totalizando um número de 53.295 vítimas das chuvas. Em todo Estado, 196 municípios decretaram situação de Emergência, e cinco municípios declararam Estado de Calamidade Pública.

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) com o intuito de apoiar o planejamento integrado metropolitano, vem desenvolvendo ações conjuntas com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), para a busca de soluções técnicas compartilhadas e a inovação em políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

IMG_4888Os órgãos têm trabalhado na construção de um projeto para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) no enfrentamento das situações decorrentes de inundações. Recentemente, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, a chefe do Núcleo para Assessoramento Técnico Especial (NATE), Gabrielle Sperandio, a diretora-geral do IGAM, Marília Carvalho, e o tenente coronel Flávio Fagundes, da Defesa Civil de Minas Gerais, receberam o cônsul britânico, Lucas Brown, que apresentou uma tecnologia de combate e monitoramento de enchentes.

A partir deste encontro, um projeto piloto inovador será realizado e contemplará toda a RMBH. Destinado ao diagnóstico de escassez hídrica e à garantia de controle sobre eventos de cheias, a Agência RMBH e o IGAM vão produzir estudos com base em dados referentes às estações pluviométricas e fluviométricas dos municípios metropolitanos.

Na foto em destaque (da esquerda para direita):  a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, o tenente coronel Flávio Fagundes, da Defesa Civil, a chefe do NATE, Grabrielle Sperandio, a diretora-geral do IGAM, Marília Carvalho, e o cônsul britânico, Lucas Brown.