Agência RMBH e secretários se reúnem com prefeitos da Granbel

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, e os secretários de Estado de Governo (Segov), Igor Eto, e de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, se reuniram nesta terça-feira (23/6) com 19 prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel).

O objetivo foi a atualização de informações a respeito das medidas e ações de enfrentamento à covid-19 no estado. Na oportunidade, as lideranças municipais apresentaram demandas com base em suas realidades locais. WhatsApp Image 2020-06-23 at 19.29.27

Aos prefeitos, os secretários reforçaram a importância do esforço conjunto para a superação da pandemia. Carlos Eduardo Amaral enfatizou, por exemplo, que a única forma de manter a incidência do vírus controlada é por meio do reforço no isolamento, sobretudo diante do aumento do número de casos.

O secretário de Governo Igor Eto, por sua vez, ressaltou a importância e a necessidade de gestores municipais aderirem aos protocolos do plano Minas Consciente.

“Entendemos que as realidades dos 853 municípios são muito diferentes. Temos um estado do tamanho de um país, com situações e realidades totalmente heterogêneas. A função do Minas Consciente é dar a diretriz para que, preservando autonomia de cada prefeito, a gente consiga apontar a direção”, afirmou Eto.

A Agência RMBH, no âmbito de suas atribuições e em alinhamento com as diretrizes da Secretaria de Governo e com as decisões dos Comitês criados pelo Governo de Minas para coordenação e uniformização das deliberações de enfrentamento da pandemia, tem atuado cotidianamente para dar o suporte técnico necessário aos municípios metropolitanos, realizando contato constante com as prefeituras municipais, respondendo aos questionamentos encaminhados e mapeando as dificuldades e os posicionamentos de cada município quanto ao Programa Minas Consciente.

Solidariedade

As principais ações do Governo do Estado também foram apresentadas aos prefeitos, por exemplo, a aquisição de 1.047 respiradores e a entrega do Hospital de Campanha. Os secretários também se comprometeram em levar as demandas das lideranças regionais para conhecimento do governador.

Boletim Epidemiológico da RMBH

Acompanhe o detalhamento do número de casos e óbitos nos municípios da RMBH. Atualização diária e disponível aqui.

Fonte: Agência Minas

Fotos: Gil Leonardi / Imprensa MG