Agência RMBH recebe contribuições sobre regularização fundiária

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte publicou, no último sábado (18/5), no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o extrato do edital de Tomada de Subsídios para receber contribuições sobre sugestões e ideias de melhores práticas que poderão ser adotadas pelo poder público em apoio a instituições privadas na implementação de regularização fundiária.

A Tomada de Subsídios é um procedimento de participação da sociedade no processo administrativo e busca alcançar todas as instituições ou profissionais que tenham algum conhecimento para contribuir em um projeto técnico específico da Administração Pública.

Já se sabe que a regularização fundiária é uma grande demanda urbanística nos municípios mineiros e brasileiros, e que a formalidade gera inúmeros benefícios para os moradores e a economia local. Entretanto, as iniciativas do poder público para satisfazer essa demanda não são suficientes e esbarram na escassez de recursos, ainda mais no atual cenário de crise fiscal.

O envolvimento direto de instituições privadas na regularização fundiária pode trazer respostas à grande demanda existente, bem como proporcionar maior autonomia e flexibilidade às instituições e aos moradores para administrarem as etapas da regularização.

Para fins de auxílio às contribuições, a Agência RMBH disponibiliza em seu site www.agenciarmbh.mg.gov.br os Planos de Regularização Fundiária elaborados entre 2009 e 2010 para os municípios de Baldim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Ribeirão das neves, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Podem participar da Tomada de Subsídios quaisquer instituições ou profissionais com conhecimentos sobre o tema. As contribuições devem ser enviadas para o e-mail agencia@agenciarmbh.mg.gov.br até o dia 21 de junho de 2019.

Para mais informações sobre o processo, o edital e as condições de participação, acesse aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.