Agência RMBH retrata o cotidiano metropolitano nos 300 anos de Minas Gerais

Na semana comemorativa dos 300 anos de Minas, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) divulga um conteúdo audiovisual apresentando o desenvolvimento histórico, cultural e socioeconômico, para além da capital mineira.

No intuito de celebrar a história, valores e costumes da região metropolitana, entre os dias 17 e 23 de novembro, a equipe de comunicação da Agência RMBH visitou municípios que carregam em sua trajetória as raízes do povo mineiro.

O vídeo produzido retrata imagens representativas da RMBH, que atualmente abraça 34 municípios e outros 16 do Colar metropolitano, formando um vasto território que transpira vitalidade, inovação econômica e acolhimento caloroso com sua população estimada em seis milhões de habitantes.

Para a construção deste material, a Agência RMBH contou com o apoio das administrações municipais, agentes culturais, historiadores e de cidadãos que fortalecem a identidade local. Clique no link abaixo e assista o vídeo na íntegra:

                                                                                                                     

“A Região Metropolitana de Belo Horizonte, é a terceira maior do Brasil, com quase 6 milhões de mineiros e 34 municípios – e ainda 16 no colar metropolitano -, unidos pela geografia e por traços comuns, mas marcados pela imensa diversidade que traduz as Minas Gerais. A RMBH é um retrato fiel de 300 anos de construção cotidiana coletiva e representa uma porção significativa da história, da cultura, do trabalho e do desenvolvimento do Estado. Somos do tamanho do nosso desejo de contribuir para os próximos 300 anos de edificação do legado de Minas”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

Vale ressaltar que nos próximos dias, a Agência RMBH divulgará em suas redes sociais, vídeos que foram enviados pelos municípios componentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte contando sobre sua história, características e particularidades.

Histórico

Em 2 de dezembro de 1720, por meio de alvará régio, a região montanhosa que atraiu muitos olhares pela quantidade de ouro descoberto, tornou-se a capitania independente de Minas Gerais. Nessa época, Minas já contava com um número expressivo de vilas como a Vila Nova de Caeté (Caeté) e a Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará (Sabará), criadas no século XVII.

Atualmente, Minas Gerais possui 853 municípios e 1788 distritos, com uma população média de mais de 21 milhões de habitantes, e continua atraindo olhares do mundo inteiro, sobretudo pelo seu protagonismo econômico, político e cultural.