Agência RMBH, Semad e outros órgãos vão criar plano de gestão do lixo para a Região Metropolitana

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) irá compor um grupo de trabalho, juntamente à Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e outros órgãos, para discutir um plano metropolitano de resíduos sólidos e tratamento do lixo. O intuito é que, com a criação deste plano, ações de desenvolvimento econômico, a partir do lixo, sejam implantadas.

A participação da Semad no grupo de trabalho se dará por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges). Na tarde de sexta-feira (14/02), representantes do setor produtivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Agência RMBH, reuniram-se com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central, para tratar sobre a cadeia do lixo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O encontro definiu a criação do grupo que vai contar, além da Semad, por meio da Suges, com a Agência RMBH, Sede, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon).

A ideia é que o grupo inicie os trabalhos de elaboração do plano em reuniões periódicas. A comitiva deve ser oficializada no Diário Oficial em ato conjunto das secretarias, explicou Mila Costa, diretora-geral da Agência RMBH. “O que estamos propondo é unir a expertise da agência com a competência e capacidade que a Semad tem para lidar com o assunto”, disse.

Mila destaca ainda que o intuito é fazer com que o lixo deixe de ser um passivo na RMBH. “A ideia é elaborar um plano que tenha diretrizes para lidar com o tratamento e disposição adequada de resíduos sólidos. Mas, mais do que isso, lidar com a função econômica do lixo. Como pensar na perspectiva do desenvolvimento econômico, convertendo o lixo a um ativo ambiental e também econômico”, explica a diretora.

De acordo com a superintendente de Saneamento Básico da Suges, Lilia de Castro, a pasta irá trabalhar, especificamente, para tornar o lixo uma matéria-prima a partir de reciclagem e reutilização, diminuindo a disposição em aterros sanitários. “A ideia é que esse resíduo tenha uma cadeira produtiva”, reforça Castro.

Para executar o plano a ser elaborado, o grupo já pensa em formas de financiamento. “Vamos identificar os atores responsáveis pela construção desse plano conjunto e a partir disso vamos buscar um agente financiador para o projeto. Para além disso, o intuito é que a gente consiga traçar arranjos mais adequados visando uma gestão eficiente dos resíduos sólidos na RMBH”, disse.

Germano Vieira elogiou a iniciativa. “A gestão sustentável e eficiente dos resíduos é uma pauta prioritária na Semad e isso foi reforçado com a criação da Suges e a transferência, por exemplo, do programa de Coleta Seletiva à Semad. Aproveito a oportunidade para colocar a capacidade técnica da secretaria à disposição para que se chegue em um plano bem estruturado”, frisou o secretário.

Além dos representantes da Semad e Agência RMBH, participaram da reunião representantes da Fiemg, do Sinduscon, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado Minas Gerais (Setcemg) e da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/MG).

Fonte: Ascom / Sisema