Betim recebe circuito dos Fóruns Regionais do Território Metropolitano

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais está convidando todos os cidadãos do Território Metropolitano para participarem do circuito dos Fóruns Regionais de Governo que será realizado no próximo dia 24 de agosto, no município de Betim, a partir das 8h, na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa – Rua Viriato Alexandrino de Melo, 240 – Bairro Santa Inês.

Esta etapa prevê a transferência simbólica do gabinete do governador para o município sede do evento e agendas com prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil de todo o Território Metropolitano.

Também estará em pauta um debate público sobre o acerto de contas entre Minas e a União, previsto para começar às 10 horas. O assunto está relacionado às perdas de Minas Gerais com a Lei Kandir, legislação que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.

O circuito com cerca de 150 ações e serviços, preparado para esta fase dos Fóruns Regionais, mobiliza mais de 40 órgãos do Governo do Estado, que prestam contas das políticas públicas executadas, esclarecem dúvidas e prestam serviços à população.

Algumas ações serão direcionadas especificamente aos prefeitos e gestores públicos. As Secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag), Transportes e Obras Públicas(Setop) e Cidades e Integração Regional (Secir) terão um espaço conjunto para esclarecer dúvidas em relação às parcerias com o Estado.

O evento vai contar com a participação de técnicos da Agência de Desenvolvimento da RMBH que farão uma apresentação sobre Regularização Fundiária durante a programação das oficinas, das 9h às 10h30.

No local, os gestores públicos ainda vão conhecer o Programa de Apoio aos Municípios e ao Desenvolvimento Regional, que prevê a doação de um projeto técnico de engenharia e arquitetura para prefeituras com menos de 100 mil habitantes.

Diversos serviços essenciais estarão disponíveis para o público que for ao evento. A estrutura montada pela Polícia Civil vai emitir carteira de identidade, atestado de antecedentes e registrar ocorrências. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também vão apresentar diversas ações.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) terão espaço exclusivo com todos os serviços de uma agência de atendimento. Nele, o consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas, tarifas e requisitar religação.

Durante o evento, a Cemig vai distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas unidades por consumidor. A distribuição será a partir do meio-dia.

Além disso, o público poderá visitar as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária, exposição de artesanato e apreciar a programação cultural.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais

Em: 17/08/2017