BH sedia evento sobre panorama e perspectivas da agricultura na RMBH

Belo Horizonte vai sediar nesta quarta-feira (1º) mais um importante evento do programa Diálogos Metropolitanos que, desta vez, terá como tema a “Agricultura na RMBH – Panorama e Perspectivas”. O objetivo é construir um diagnóstico da agricultura na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em suas múltiplas formas e disposições, com destaque para as agriculturas urbana, familiar e agroecológica.

Os expositores convidados irão apresentar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos anos, como o projeto de agroturismo “Nossa Roça”, em que famílias rurais mineiras abrem suas portas e oferecem hospedagem domiciliar aos visitantes; o projeto das “Hortas Comunitárias Urbanas” da Prefeitura de Sete Lagoas, que já existe há mais de vinte anos e beneficia diversas famílias; o “Assentamento Pastorinhas” em Brumadinho, que há cerca de sete anos abriga famílias que têm o seu sustento oriundo do cultivo de hortaliças; e a agroindústria com a jabuticaba em Sabará, cujos produtores contam com uma estrutura de barracas rústicas, que facilitam a exposição e a comercialização de seus produtos.

Além disso, o evento será um momento de reflexão sobre as dimensões política, social, ambiental, cultural e econômica do desenvolvimento agrário na metrópole, identificando entraves, buscando soluções e alternativas de expansão e logística. Para isso, serão realizados três painéis para apresentar e discutir o panorama da segurança alimentar e agricultura familiar em Minas Gerais, o planejamento territorial e arranjos produtivos metropolitanos e a produção agrícola na RMBH: diagnóstico, experiências e perspectivas. Um dos convidados, o professor da UFMG Roberto Luis de Melo Monte-Mór, abordará o tema da agricultura na perspectiva do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH).

O evento é coordenado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e será realizado no auditório da Emater, na Avenida Raja Gabáglia – 1626, no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, das 9h30 às 17h.

O público-alvo são gestores e técnicos dos cinquenta municípios da RMBH e Colar Metropolitano.

Evento: Diálogos Metropolitanos:

“Agricultura na RMBH – Panorama e Perspectivas”

Local:  Auditório da Emater

Avenida Raja Gabáglia – 1626 – Bairro: Gutierrez