BH sedia VI Conferência Metropolitana da RMBH

Belo Horizonte vai sediar, nos próximos dias 21 e 22 de novembro, a VI Conferência Metropolitana da RMBH, que vai discutir temas importantes para a gestão e o desenvolvimento da região, em consonância com as macrodiretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH). As inscrições estão abertas no endereço eletrônico www.agenciarmbh.mg.gov.br .

O evento do Governo de Minas é coordenado pela Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir), por meio da Agência de Desenvolvimento de RMBH, e vai ser realizado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Avenida Presidente Antônio Carlos, número 6627, na Pampulha, no dia 21, das 13h às 18h, e no dia 22, das 9h às 18h.

Sob o lema “Consolidando a integração metropolitana”, o tema central da Conferência é a “Nova Agenda Urbana (NAU)”, lançada pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) durante a “Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável”, realizada em Quito, no Equador, em outubro de 2016.

Entre importantes temas da VI Conferência Metropolitana estão os Recursos Hídricos, numa época de escassez de água em várias regiões do Estado. Atento a essa questão, no início deste mês, o Governo de Minas instituiu o Grupo de Acompanhamento da Situação Hídrica, com o objetivo de estudar, analisar, avaliar e propor ações para o enfrentamento da situação hídrica em todo o território mineiro. O tema também preocupa gestores nacionais e internacionais, que vão se reunir no 8º Fórum Mundial da Água, em março de 2018, em Brasília.

Outros temas de destaque na Conferência serão a Trama Verde-Azul, a Agricultura na RMBH, os Instrumentos de Ordenação Territorial, a Habitação de Interesse Social e o Plano de Mobilidade da RMBH. Além disso, serão ministradas palestras e exposições sobre o Selo de Integração Metropolitana e o Prêmio Cidadania Metropolitana, Energia para Todos, Fórum Mundial da Água e Cidadania Metropolitana.

Outro objeto da Conferência é eleger os membros do Conselho Deliberativo da RMBH, representantes dos municípios e da sociedade civil, nos termos do art. 6º da Lei Complementar nº 89, de 12 de janeiro de 2006.