Agência RMBH e CAU/MG promovem evento virtual sobre urbanismo em tempos de pandemia

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), em conjunto com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e apoio do Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/MG), realizam o evento online “Cidades Sustentáveis: urbanismo em tempos de pandemia”. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo endereço eletrônico sympla.com.br/caumg até 28 de abril.

Interligando os projetos “CAU e a Cidade” e “Conexão Metropolitana”, da Agência RMBH, o objetivo deste encontro se justifica pela necessidade de fomentar o debate sobre o Planejamento Urbano e a Gestão Metropolitana. O evento é voltado para a participação da sociedade em geral, tendo em vista a alta complexidade de uma articulação interfederativa, causada pela progressão da disseminação da COVID-19 (Coronavírus), e do processo de desenvolvimento das cidades, bem como a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, e o arquiteto e urbanista da MYR Projetos Sustentáveis, Sergio Myssior, são os palestrantes convidados desta primeira edição virtual. Em respeito as medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os debatedores abordarão de suas casas questões interligadas ao enfrentamento à COVID-19, arquitetura e urbanismo, planejamento, dentre outras pautas essenciais no processo de construção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

O evento online “Cidades Sustentáveis: urbanismo em tempos de pandemia” será realizado no dia 28 de abril, de 16 às 17 horas. A transmissão virtual ocorrerá pelo canal do CAU/MG disponível no Youtube através do link: youtube.com/user/arquiteturacaumg.

Sobre as instituições

Agência RMBH

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) é uma autarquia atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, cuja missão como órgão técnico e executor, é promover o desenvolvimento integrado da região metropolitana de Belo Horizonte por meio da articulação dos atores na busca de soluções compartilhadas e solidárias. Além disso, oferece um espaço de interlocução e um arranjo de conexão com os 34 municípios da RMBH e 16 municípios do Colar Metropolitano.

CAU/MG

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) foi criado com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão.

Autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, o CAU possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo.

O Conselho preza pelas realizações e incentivos de eventos e ações relevantes para o desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no território mineiro e nacional.

Conheça os palestrantes

Dra. MILA COSTA

Doutora, Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Especialização em Direito Público e em Direito do Trabalho. No Poder Executivo de Minas Gerais, atuou na Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais como Assessora de Gabinete, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Relações com os Poderes do Estado e Órgãos Essenciais à Justiça e Conselheira titular do Conselho de Política Cultural do Estado (Consec). Atualmente, é Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Agência RMBH – e Consultora Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na área ambiental, além de Advogada especialista em Direito Urbanístico e Administrativo, com experiência nos temas Patrimônio Cultural, Regularização Fundiária e elaboração de legislação urbanística. Professora, pesquisadora, parecerista das Revistas de Direito Público e de Direito da Cidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora e organizadora de livros especializados e artigos publicados em obras jurídicas.

SERGIO MYSSIOR

Arquiteto e urbanista, com MBA pela FGV e mestrando pela UFMG. Em 2018/2019 esteve como pesquisador visitante na Universidade de Massachusetts (EUA). É comentarista da rádio CBN com o programa semanal “A BH que queremos”, abordando as questões urbanas, metropolitanas e ambientais. Diretor da MYR projetos sustentáveis, coordena planos diretores participativos, planos de bairros, planos de saneamento, mobilidade, mudanças climáticas e suporte a empreendimentos.

Serviço:

Evento: Cidades Sustentáveis: urbanismo em tempos de pandemia

Inscrições: https://bit.ly/2K8DjqU

Data: 28 de abril de 2020

Horário: de 16 às 17 horas

Local: online pelo canal youtube.com/user/arquiteturacaumg

Valor: gratuito