Diretora-geral da Agência RMBH debate a articulação metropolitana em evento em São Paulo

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Flávia Mourão, foi uma das debatedoras da primeira sessão sobre “Articulação Metropolitana”, inserida no XII Seminário Metroferroviário da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, no dia 23 de agosto de 2018, durante a 24º Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, capital.

A sessão “Articulação Metropolitana” foi coordenada pelo superintendente da ANTP, Luiz Carlos M. Néspoli, e, além de Flávia Mourão, teve como debatedores Fernanda Maria Meneghello, diretora técnica da Agência Executiva Metropolitana (Agem) da Baixada Santista; Eduardo Hotz, presidente do Metrô de Fortaleza (Metrofor); Alberto Epifani, diretor de Planejamento e Expansão do Metrô-SP; e Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho, assessora da Presidência da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de apresentar o modelo de gestão metropolitana em suas respectivas regiões, abordando as alterações decorrentes do Estatuto da Metrópole, o papel das políticas de mobilidade na estruturação metropolitana e as perspectivas de financiamento e de governança do transporte de passageiros.

Em sua 24ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária aconteceu no período de 21 a 24 de agosto. É considerado o mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do país. Durante os quatro dias do evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debateram questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.