Diretora-geral da Agência RMBH participa da 6ª edição do Cosud, em Foz do Iguaçu, e integra trabalho de Logística e Transportes em parceria com a Seinfra

O estado do Paraná sediou nos dias 28 e 29 de fevereiro, o encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reuniu os governadores dos sete estados das duas regiões. O encontro ocorreu em Foz do Iguaçu, e teve como temática, “Economia Sustentável e Bioeconomia”.

O grupo, criado em março do ano passado, defende políticas públicas integradas para o desenvolvimento do Sul e do Sudeste. Juntas, as regiões representam 72% do Produto Interno Bruto (PIB) e metade da população nacional.

O evento em Foz contou com 15 grupos de trabalho, reunindo secretários e equipes técnicas de cada área para traçar estratégias conjuntas. Eles foram divididos nos seguintes temas: Fazenda e Planejamento; Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Turismo; Inovação, Ciência e Tecnologia; Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura; Logística e Transporte; Saúde Pública; Segurança Pública, Administração Penitenciária; Gestão e Planejamento; Controle e Transparência e Reforma da Previdência.

A diretora-geral, Mila Costa, representou a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) no evento. Mila integrou o Grupo Temático 8 (Logística e Transportes), que trabalhou em prol da implementação de um plano integrado de logística que viabilize uma agenda conjunta e integrada de investimentos em infraestrutura, em nível interfederativo. Além da diretora-geral da Agência RMBH, a equipe de Minas Gerais também contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Marco Barcelos.

A intenção do Cosud é buscar políticas de integração para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população das regiões Sul e Sudeste, que chega a 108 milhões de pessoas. Entre as áreas prioritárias estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

Na imagem em destaque: o Grupo Temático 8 (Logística e Transportes) durante a 6ª edição do Cosud, em Foz do Iguaçu (PR).