Edição especial do ebook “Pensar Metropolitano” centraliza temáticas sobre planejamento urbano e impactos climáticos na RMBH

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Durante o mês de Janeiro de 2020, o estado de Minas Gerais enfrentou o volume mais alto de chuvas dos últimos 110 anos. Neste período, segundo a Defesa Civil do Estado, foram registrados 58 óbitos, 68 feridos, 45.028 pessoas desalojadas, 8.141 pessoas desabrigadas. Um total de 53.295 vítimas das chuvas. Em todo território mineiro, 196 municípios estiveram em situação de Emergência, e cinco municípios decretaram Estado de Calamidade Pública.

Tendo em vista o relevante impacto, a edição especial do ebook “Pensar Metropolitano”, organizado pelo Núcleo para Assessoramento Técnico Especial (NATE), da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), aborda temas relacionados ao planejamento urbano, às mudanças climáticas e ao papel do poder público e do cidadão metropolitano no enfrentamento desses desdobramentos.

“São temáticas que perpassam as funções públicas de interesse comum e a necessidade de desenvolvimento integrado da região metropolitana, pautado pela busca de soluções compartilhadas e solidárias ancoradas no uso sustentável do solo metropolitano e na preservação do meio ambiente”, define a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Batista Leite Corrêa da Costa.

O ebook conta com artigos de autoria dos técnicos que compõem a equipe da Agência RMBH. A organizadora da publicação e chefe do NATE, Gabrielle Sperandio, explica que: “Frente à situação decorrente das chuvas, vivida pelos Municípios da RMBH, nasce, no âmbito do projeto ‘Pensar Metropolitano’, uma edição especial, que estimule a reflexão sobre a questão: ‘O problema é a chuva?’. Em formato ‘paper’ e de opinião, os técnicos da Agência RMBH nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, geografia e administração pública; escreveram artigos, por meio de suas percepções e experiências, no intuito de contribuir para a discussão sobre os ciclos naturais frente às ações antrópicas sobre o ambiente urbano”.

A publicação desta edição especial do ebook “Pensar Metropolitano” está disponível para download gratuito aqui.