Espaço Plano Diretor de Capim Branco é instalado no Museu Histórico do município

O Espaço Plano Diretor do Município de Capim Branco, no Território Metropolitano, foi inaugurado na última quarta-feira (05/04), no Museu Histórico da cidade, com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais e da sociedade civil.

O trabalho que está sendo desenvolvido para a revisão dos planos diretores de onze municípios da RMBH “é norteado pela participação e empoderamento dos moradores de cada município”, segundo o geógrafo Rodrigo Lemos, membro da equipe da UFMG.  Para a técnica da Agência RMBH, Fabiana Rocha, o desafio é o de mobilizar a população para participar do processo da revisão do plano e traduzir as informações técnicas para os cidadãos.

A importância de Capim Branco ter um plano diretor que atenda as suas necessidades reais, foi destacada pelo vereador Clécio Raimundo. Segundo ele, o atual Plano, que está sendo revisto, “é uma cópia de outro município, criado há dez anos para atender a exigências legais”.

Reforçando a importância de se ter um plano específico para a cidade, a procuradora municipal Milka Simões Lima destacou a grande oportunidade que o município está recebendo ao contar com o assessoramento técnico do Governo de Minas, por meio da Agência RMBH e da UFMG na revisão de seu plano diretor. “Quem dera se todos os municípios tivessem essa oportunidade que estamos tendo”, salientou.

Milka ressaltou também o desafio de se mostrar à população o que é o Plano Diretor e como a sua revisão vai impactar no desenvolvimento do município, além de convencê-la a participar ativamente do processo de sua elaboração.  Nesse sentido, o vereador Messias Rodrigues sugeriu que sejam feitas ações com a participação popular para que todos possam conhecer e contribuir para o processo. Já a diretora da Escola Estadual Mestre Cornélio, Valéria Alves do Nascimento Silva, acrescentou a importância de engajar os dirigentes de escolas e de igrejas que têm contato direto com o público, no processo de discussão do Plano Diretor.