Governo celebra mais uma empresa no Aeroporto Industrial de Minas Gerais

Representando o governador Romeu Zema, o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, participaram do lançamento que celebra a parceria entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e Amerisolar Brasil. A multinacional, especializada em produção de equipamento de energia solar, prevê início das operações ainda no primeiro trimestre de 2021.

Amerisolar é a segunda empresa a se instalar no Aeroporto Industrial, localizado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Pioneiro no país, o projeto foi implementado pela empresa BH Airport e é identificado pelo Estado de Minas Gerais como uma porta para a diversificação da economia mineira, atração de novos investimentos, abertura e conexão do estado com o comércio exterior.

De acordo com o secretário-adjunto Fernando Passalio, Minas Gerais, que por muitos anos foi reconhecido como o estado da mineração, hoje também é conhecido como o estado da geração de energia solar. “Ter uma fábrica de componentes para o setor de energia renovável é motivo para nós de muito orgulho, uma vez que vai viabilizar a redução de custos e maior atratividade para o nosso mercado”, afirma.

Ainda de acordo com Passalio, a vinda de uma multinacional para o único aeroporto indústria do país é um marco, consolidando Minas Gerais no processo de diversificação da economia, como polo de distribuição logístico do Brasil. “Teremos cada vez mais um adensamento de indústrias que atuam na área de comércio exterior e fortalecerão os mercados interno e externo”, ressalta. WhatsApp Image 2020-11-11 at 19.58.41 - Copia

A Amerisolar Brasil é a sexta fábrica da companhia em todo o mundo, sendo as anteriores instaladas na Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Camboja. A unidade no Aeroporto Industrial terá capacidade de produção de 30 mil painéis/mês e 50% do total deverá ser exportada para países da América Latina, dentre eles México, Argentina, Peru, Chile e Colômbia.

Aeroporto Industrial

Realizado pela BH Airport – concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o Aeroporto Industrial é um projeto inédito que prevê benefícios fiscais a empresas exportadoras que estiverem instaladas dentro do sítio aeroportuário. O empreendimento tem grande potencial para elevar a competitividade das empresas brasileiras no contexto internacional, além de atrair novos investimentos externos para o Brasil.

De acordo com o diretor presidente da BH Airport, Marcos Brandão, o objetivo é transformar o aeroporto em um ambiente de negócios e experiências. O primeiro Aeroporto Industrial do Brasil conta com uma área disponível de 750 mil metros quadrados e tem expectativa de atrair cerca de 250 empresas ao longo dos anos, gerando milhares de empregos.

Projeto Aerotrópole Mineira

O Aeroporto Industrial faz parte do Projeto Aerotrópole Mineira, gerenciado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais (Sede), tem como principal objetivo estabelecer uma visão inteligente de ocupação do solo com governança ambiental, infraestrutura customizada, fundada na premissa de que o crescimento econômico é impulsionado pela mobilidade de negócios de base tecnológica. A aerotrópole, definida como uma região econômica urbana centrada no aeroporto, é a manifestação física dessa premissa e constitui a base da política de diversificação econômica e para a agregação de valor da economia mineira.

“O credenciamento do primeiro aeroporto industrial do Brasil, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, é uma demonstração do imenso potencial da região metropolitana de Belo Horizonte. E um foi um salto no projeto ‘Aerotrópole Mineira’, um projeto estratégico do Governo de Minas que estabelece uma lógica de planejamento institucional, físico e territorial que tem como epicentro o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. A parceria entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e a Amerisolar Brasil, multinacional especializada em produção de equipamentos de energia solar, é uma grande contribuição para a inserção competitiva do Estado de Minas Gerais no cenário econômico mundial”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

O Projeto Aerotrópole fortalece a logística e segurança das operações, aumenta a importância das empresas brasileiras no contexto internacional e possibilita a inserção competitiva do Estado de Minas Gerais no cenário econômico mundial.

Fonte: ASCOM Sede

Fotos: ASCOM BH Airport