Governo de Minas abre consulta pública para atualização do Marco Legal Mineiro de Inovação

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), abriu uma consulta pública para atualização do Marco Mineiro de Inovação. A ação é um convite à sociedade e aos atores do ecossistema de inovação a darem sugestões de melhorias nos instrumentos legais, de modo a possibilitar a adequação de conceitos e otimização de procedimentos.

A iniciativa faz parte do Minas Livre para Inovar, um projeto da Sede que tem por objetivo promover o aprimoramento do ambiente técnico e jurídico da inovação no estado, de forma a facilitar e gerar maior segurança para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

A primeira ação está sendo a abertura de consulta pública, que tem ênfase na revisão da Lei 17.348/2008. O arcabouço legal que trata sobre o Marco Legal Mineiro de Inovação é constituído de quatro instrumentos principais, sendo eles: Lei 22.929/2018, que dispõe sobre Fundações de Apoio e Repasses à Fapemig; os decretos 47.442/2018 e 47.512/2018, que tratam os incentivos à CT&I no estado e o credenciamento de Fundações de Apoio e concessão de bolsas, respectivamente; além da própria Lei Mineira de Inovação 17.348/2008.

“Embora a proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico se concentre na atualização desta Lei, poderão ser enviadas sugestões referentes a qualquer outros normativos que tratem do tema da inovação”, explica a diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Sede, Marina Dutra.

Dutra ainda explica que a consulta pública ficará aberta até o dia 15 dezembro de 2020. “As sugestões e apontamentos encaminhados serão analisadas por um grupo técnico de trabalho que será responsável por elaborar a versão final de reforma dos instrumentos e destiná-los à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em forma de proposta de Lei”, afirma.

Ao longo de 2021, o Minas Livre para Inovar também irá promover cursos, oficinas e debates para subsidiar a elaboração do texto final e apoiar a melhoria do ambiente de inovação no estado.

Clique aqui e envie sua contribuição.

Fonte: ASCOM Sede