Grupo de Acompanhamento para Revisão do Plano Diretor de Raposos analisa estruturas e processos produtivos em encontro virtual com equipe técnica da Agência RMBH

Respeitando as medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o trabalho de revisão do Plano Diretor de cinco municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) continua por meio de encontros virtuais.

No dia 16 de abril, a equipe técnica da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) reuniu-se com o Grupo de Acompanhamento (GA) do município de Raposos. Durante o encontro online, os membros do GA de Raposos discutiram as estruturas e processos produtivos do município.

Ao fim do concílio ficou estabelecido que o Grupo de Acompanhamento irá elaborar a temática do próximo encontro, que será realizada online no dia 23 de abril, às 19 horas. A pauta terá como elemento central de discussão o desenvolvimento econômico do município de Raposos a partir do potencial ambiental e seu aproveitamento para o impulsionamento do turismo.

Leopoldo Curi, coordenador técnico da Revisão dos Planos Diretores pela diretoria de Planejamento Metropolitano, ressalta que “a reunião teve como objetivo discutir as estruturas e os processos produtivos em Raposos, dentre os quais foram debatidos temas como possibilidades de localização de infraestruturas para atividades industriais, concentração de comércios e serviços, produção agrícola, diversidade de uso no território municipal e ainda meio-ambiente, cultura e turismo como foco do desenvolvimento econômico. Em continuidade aos trabalhos, o GA decidiu em conjunto, discutir na próxima reunião a pauta ‘Aquecimento e a Diversificação da Economia com base no Turismo: como fomentar a Cultura, a Proteção Ambiental e os espaços para as práticas de Esportes de Aventura’.”

A Agência RMBH atua no assessoramento e apoio à Revisão dos Planos Diretores de cinco municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto atende Esmeraldas, Raposos, Florestal, Itaguara e Taquaraçu de Minas por meio do envolvimento de profissionais destes municípios ligados às temáticas de planejamento urbano para trabalhar em parceria com os técnicos da Agência RMBH no processo de Revisão dos Planos Diretores municipais.

Vale ressaltar que os novos Planos Diretores deverão atender os requisitos do art. 42-B da Lei Federal 10.257 de 10 de julho de 2001, denominada Estatuto da Cidade. Todas as etapas da elaboração da proposta de revisão também deverão se pautar pela ampla participação democrática, com a promoção de audiências públicas e debates com a população, bem como, a publicidade de todos documentos e informações produzidas.