Minas valoriza práticas para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Fonte: Assessoria de Comunicação Sedese

Minas Gerais está valorizando iniciativas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estimulando o cumprimento das cotas previstas na Lei 8.213/91.

Para isso, continuam abertas até o próximo dia 5 as inscrições para o Prêmio Empresa Inclusiva, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento  Social (Sedese).

A ideia da Sedese é identificar, reconhecer e premiar as empresas que desenvolvem políticas e práticas para a inclusão das pessoas com deficiência em seu ambiente organizacional, valorizar empreendedores com deficiência e suas iniciativas de inserção no mercado de trabalho, bem como mapear, divulgar e estimular boas práticas para inclusão desse segmento no mundo do trabalho e estimular a melhoria dos processos de gestão, implementação e monitoramento da inclusão da pessoa com deficiência.

As empresas interessadas em participar da premiação devem se inscrever na página da Sedese (social.mg.gov.br). No site, elas terão que preencher um formulário com dados cadastrais e outras informações sobre os responsáveis pela inscrição e ainda a relação e contato de seus funcionários com deficiência.

Ao se inscreverem, as empresas possibilitarão a constituição de um banco de dados cujas informações serão disseminadas e veiculadas. Assim serão incentivadas e replicadas as boas práticas de inclusão produtiva.

O prêmio é dividido em três categorias: Empreendedor Individual com Deficiência, destinado a empreendedor ou microempreendedor individual; Pequenas e Médias Empresas, para aquelas que possuam até 99 funcionários, e Grandes Empresas, aquelas com mais de 100 funcionários, todos com CNPJ nas cidades de BH, Grande BH e Colar Metropolitano.

Apesar de o Prêmio ser dedicado às empresas da RMBH e do Colar Metropolitano,  empresas e empreendedores do interior do estado que desejarem participar deverão enviar um e-mail para a Secretaria Executiva do Prêmio (secretariapremio@social.mg.gov.br)

As empresas inscritas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que observará a existência e o alcance de práticas de inclusão das empresas a partir da gestão estratégica, gestão de recursos humanos, estrutura de carreira e acessibilidade.

Na Gestão Estratégica, serão identificados os níveis de inclusão de pessoas com deficiência na empresa, bem como qual a orientação da política de carreira atribuída a esses profissionais. Já na Gestão de Recursos Humanos,  os avaliadores vão observar o processo de recrutamento, seleção, captação, crescimento profissional e retenção na empresa do profissional com deficiência. Em relação à Acessibilidade, serão observados os espaços físicos, assim como os aspectos arquitetônicos e tecnológicos do local de trabalho.

Ao final da seleção, serão escolhidas cinco práticas, projetos e políticas de inclusão de cada uma das categorias e as três melhores classificadas receberão uma certificação, comprovando a contribuição para inclusão da pessoa com deficiência e para o desenvolvimento social, já que o prêmio não oferece nenhuma pecúnia aos participantes.

Poderão ser premiadas até duas práticas, projetos e políticas por empresa. As cinco melhores classificadas em cada categoria terão seu relato publicado e as três práticas premiadas serão apresentadas em evento público promovido pela Sedese, no qual ocorrerá a entrega dos certificados e premiações. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 20 de junho no site na Sedese, dia também que será realizada a premiação.

“Nós precisamos que a lei (8213/91) seja cumprida e, além da cobrança do cumprimento, nós podemos também estimular e reconhecer aqueles que têm boas práticas, para que essas ações sejam conhecidas por outras empresas e que até mesmo aquelas instituições que não cumprem a cota, possam desenvolver práticas nesse sentido”, enfatizou Antônio Lambertucci, subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”9671″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row]