Missão empresarial do Brasil e Reino Unido discute soluções inovadoras para cidades inteligentes

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte participou no dia 25 de janeiro do workshop “Missão empresarial em smart cities – Brasil e Reino Unido” realizado em Belo Horizonte pelo Governo Britânico com o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais. O evento reuniu 14 empresas britânicas e 11 empresas brasileiras interessadas no desenvolvimento de soluções urbanas com impactos sociais e econômicos.

Segundo o gerente de Apoio à Articulação e Intersetorialidade, João Maciel Duarte, o principal objetivo da participação da Agência RMBH foi acompanhar as discussões acerca de soluções inovadoras para cidades inteligentes. O foco de discussão girou em torno das soluções em sistemas de processamento de dados e informação – Big Data, internet das coisas – Internet of Things (IOT), energia limpa e renovável.

Também foram discutidas questões relativas aos desafios e às principais atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um material com informações sobre a gestão metropolitana na RMBH foi entregue a todos os participantes.

Entre as empresas britânicas que participaram do evento está a Red Ninja, de Liverpool, especializada em soluções em Big Data, desenvolvimento de aplicativos, engenharia elétrica, tecnologia em sensores, internet das coisas, smart cites e inteligência artificial. Essa empresa está desenvolvendo um projeto-piloto de sensores inteligentes de mobilidade em Belo Horizonte, em parceria com a Future Cities Catapult – empresa também britânica com foco em aceleração de projetos de desenvolvimento urbano.