Prefeito de Rio Manso destaca Espaço Plano Diretor como local para população exercer sua cidadania

Cerca de setenta representantes da sociedade civil e dos poderes Executivo e Legislativo  municipais participaram, na quarta-feira (29/03), da inauguração do Espaço Plano Diretor de Rio Manso, na Biblioteca Pública da cidade. Para o prefeito de Rio Manso, Adair Dornas dos Santos, “o espaço é uma oportunidade para que as pessoas possam participar e saber como é importante exercer a cidadania”.

Ele ressaltou que o assessoramento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Universidade Federal de Minas Gerais na revisão do Plano Diretor do município é muito bem-vindo, uma vez que a cidade, como tantas outras de menor porte, não possui corpo técnico para desenvolver esse importante trabalho.

Segundo o prefeito, a expectativa é que o novo plano possa auxiliar e orientar o município na condução da regularização fundiária e nas políticas públicas que mais se adequem à sua realidade em relação a questões de mobilidade, ocupação do solo, desenvolvimento econômico e social e tantas outras. “O novo plano será um legado para essa gestão e também para todas as outras em relação às diretrizes a seguir”.

O representante da Sociedade Civil na Câmara de Vereadores de Rio Manso, Vilcimar de Souza Marques, destacou que o Espaço Plano Diretor é uma forma dos cidadãos participarem do plano e dizerem o que está faltando na área onde residem. “A população compareceu na inauguração do espaço e muitos já levaram as suas reivindicações”, ressaltou.

Assim como o prefeito, Vilcimar falou sobre a falta de técnicos na prefeitura, principalmente, na questão da fiscalização em construções irregulares. “Quando qualquer pessoa vai construir, precisa de autorização da Prefeitura e, a partir daí, deveria haver uma equipe para acompanhar as construções e verificar se está tudo de acordo com o que o Plano Diretor direciona”, sugere.