Prefeitos da RMBH apresentam sugestões para o aprimoramento do plano Minas Consciente

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) realizou uma reunião nessa quarta-feira (23/7), com o objetivo de apresentar sugestões para o Programa Minas Consciente, criado conforme Deliberação Nº 39 do Comitê Extraordinário COVID-19. Estiveram presentes no encontro, a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Batista Leite Corrêa da Costa, o subsecretario de Desenvolvimento Regional (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede), Douglas Cabido, o presidente da Granbel, Vitor Penido, e diversos representantes dos Executivos Municipais que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Durante os dias 16 a 22 de julho, o governo de Minas abriu a Consulta Pública sobre o programa. O objetivo é que, com a participação da sociedade mineira, o plano seja aprimorado para se adaptar ao novo momento da curva de contaminação no estado.

Os prefeitos da RMBH salientaram que cada município tem suas peculiaridades próprias e da mesma forma as condições epidemiológicas e sanitárias decorrentes da COVID-19 também se apresentam em cenários diferenciados. De acordo com os representantes, a adoção de um procedimento padrão e uniforme, em regra, não atende as realidades locais, dada as variadas condições.

Dentre as sugestões apresentadas, os prefeitos da RMBH solicitaram a distribuição dos municípios pelas Microrregiões de Saúde. Sugeriram também que a RMBH tenha uma representação no Comitê COVID-19, abertura do comércio de forma intermitente/escalonada (abertura alternada por dias/semana), flexibilização de acordo com a série histórica sanitária da COVID-19 do município e liberação de atividades que não importem em grande acúmulo de pessoas.

WhatsApp Image 2020-07-23 at 14.26.53A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, avaliou o encontro como agregador e positivo. “Os prefeitos reconheceram o esforço do governo de Minas em relação ao aprimoramento do Minas Consciente. A RMBH tem uma logística muito particular que precisa ser compreendida. As demandas solicitadas foram de grande valia para adoção de um alinhamento com medidas eficazes e coletivas no enfrentamento da pandemia”.

O subsecretario de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, frisou que a Consulta Pública recebeu centenas de participações oriundas de todo o estado. “Devido as alterações que serão feitas no plano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico almeja tornar este programa ainda mais aderente à realidade dos municípios e suas atividades econômicas. Faremos um trabalho de análise profundo de todas as sugestões enviadas. Contem com nosso apoio”.

Na tarde desta quinta-feira (23/7), o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, anunciou que o novo plano Minas Consciente será apresentado na próxima quarta-feira (29/7).

RMBH em números

A Região Metropolitana de Belo Horizonte é formada por 34 municípios, com uma população de 5.873.841 (IBGE 2016), com área de 9.468.000 km², PIB per capita R$ 25,830 e IDH 0.774 – alto (PNUD/2010), representando 40% da economia de Minas Gerais e concentrando 25% da população mineira, sendo a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.