Projeto que mapeia áreas suscetíveis a desastre natural, da Agência RMBH, é vencedor do Prêmio Inova Minas Gerais

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), por meio da Diretoria de Planejamento Metropolitano, consagrou-se vencedora da 5ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais, na modalidade “Ideias Inovadoras Implementáveis”, com o trabalho “Mapeamento de Áreas de Ameaça de Desastre Natural”.

A cerimônia de entrega ocorreu na tarde desta sexta-feira (4/12), em formato online, pelo canal do Youtube Desempenho e Desenvolvimento Seplag – MG. Na ocasião, além da cerimônia de premiação, o diretor de Operações do CLP e assessor especial do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Tadeu Barros, realizou uma apresentação com o tema “A inovação como aliada em tempos de pandemia”.

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A proposta vencedora da Agência RMBH foi elaborada pelo arquiteto e urbanista, Adalberto Marques, e a engenheira ambiental e sanitarista, Fernanda Lobo, ambos servidores da autarquia. O projeto busca demonstrar, considerando principalmente a capacidade operacional reduzida e a falta de recursos humanos dos municípios, a forma mais simples possível de delimitar as áreas de risco, restrição à urbanização e controle especial em função de ameaça de desastre natural, que sirva de subsídio para o planejamento urbano e definição de programas e projetos de conservação, preservação e recuperação de áreas naturais. Além de promover o mapeamento, a intenção é de disponibilizar as informações na plataforma IDE-SISEMA para consulta.

Para os proponentes, submeter o projeto ao Prêmio Inova Minas foi um passo muito importante, pois permite que ideias sejam vistas por um ponto de vista diferente, com foco na inovação e força para a sua implantação.

“O mapeamento das áreas suscetíveis aos desastres naturais pode contribuir, inicialmente, com o planejamento dos municípios e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do Colar Metropolitano em conformidade com o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257 de 2001), podendo ser multiplicado para outros municípios, por meio da disponibilização do mapeamento na plataforma da IDE-SISEMA e de capacitação quanto a metodologia aplicada com custo e prazos reduzidos. A Agência RMBH tem o ambiente ideal para o desenvolvimento do projeto, pois este combina muito bem com as competências do órgão metropolitano de apoiar os municípios e produzir informação para o desenvolvimento e planejamento. Além disso, foi muito importante ter o apoio institucional e de todos os profissionais para desenvolvimento da iniciativa”, destacam os autores da proposta, Adalberto Alves e Fernanda Lobo.

Cerca de 200 projetos foram avaliados por especialistas da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foram selecionados 18 finalistas, sendo seis de cada categoria.

“A atuação técnica da Agência RMBH, o traço distintivo do trabalho da entidade, é mais uma vez destacada e reconhecida com esse belo projeto desenvolvido pelos servidores Fernanda Lobo e Adalberto Marques. O 1º lugar no Prêmio Inova é a constatação do imenso valor do projeto para o planejamento urbano metropolitano”, celebra a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

Votação expressiva

Neste ano, além dos servidores e agentes públicos estaduais, todo cidadão pode validar sua participação através do voto online, que ocorreu entre 19 e 27 de novembro, por meio do site www.cidadao.mg.gov.br ou do aplicativo MG APP.

O projeto da Agência RMBH também foi destaque como o mais votado, sendo computado 628 votos, e nota final com 774 pontos.

Prêmio Inova

O Prêmio Inova Minas Gerais foi instituído em 2016 (Decreto 46.976 de 04 de abril de 2016) com o intuito de aproximar servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos da gestão governamental.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), o Prêmio Inova Minas Gerais busca estimular a proposição de ideias inovadoras e a implementação de iniciativas de sucesso, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais, visando à transformação e à melhoria dos serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários.