Revezamento da tocha na RMBH tem percurso definido: confira

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”2221″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”2236″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” link=”https://www.rio2016.com/condutores-da-tocha-calendario-contagem-mg-2016-05-14#”][vc_column_text]Trajeto começa por Contagem e segue até o centro BH: símbolo dos Jogos chega no próximo sábado (14)

O Comitê Rio 2016 divulgou a lista das ruas onde a tocha olímpica passará na RMBH.

O revezamento da tocha olímpica desembarca em Contagem no sábado. O comboio chega na cidade às 9h na Praça do Iria Diniz, onde haverá apresentação da equipe da Ginástica de Trampolim de Contagem e da Comunidade Quilombola dos Arturos.

A tocha será acesa pela primeira vez na cidade na Avenida João César de Oliveira, próximo ao 2º Batalhão de Bombeiro, no bairro Novo Eldorado. O revezamento seguirá pela via até a Trincheira do Itaú.

De lá, a chama segue para Belo Horizonte, em comboio, até a região da Pampulha, onde passa pela orla e depois segue no sentido centro da cidade. A tocha percorrerá os principais pontos turísticos de Belo Horizonte, como a Igreja São Francisco de Assis, o Mineirão, o Mercado Central, as praças Sete, da Liberdade e da Bandeira, terminando o dia na praça da Estação, onde será acesa a pira olímpica. Haverá shows e apresentações culturais no local.

Cerca de 150 pessoas, entre atletas, ex-atletas, artista e moradores vão conduzir o objeto. Os detalhes do revezamento na capital serão divulgados na próxima quinta-feira.

Confira as principais ruas e avenidas do trajeto na RMBH, segundo divulgado pelo Comitê Rio 2016:

– Avenida João César de Oliveira – Contagem

– Avenida Marechal Castelo Branco – Contagem

– Avenida Otacílio Negrão de Lima – São Luís

– Praça São Francisco de Assim – São Luís

– Avenida Coronel Oscar Paschoal – São Luís

– Rua Padre Leopoldo Mertens – São Francisco

– Avenida Presidente Antônio Carlos – Liberdade

– Avenida Presidente Antônio Carlos – Campus da UFMG

– Avenida Catalão – Engenho Nogueira

– Avenida Dom Pedro II – Carlos Prates

– Rua da Bahia – Centro

– Alameda Travessia – Savassi

– Praça da Bandeira – Mangabeiras | Serra | Cruzeiro

– Avenida Uruguai – Sion

– Avenida do Contorno – São Lucas

– Avenida Afonso Pena – Centro[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Design da Tocha

A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.

Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.

O Céu – O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol, que, assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa. Sua cor remete ao ouro, símbolo da conquista máxima dos Jogos.

As Montanhas – A beleza natural do Rio, expressa nas curvas verdes de seus morros e vales.

O Mar – Ondulações azuis, orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.

O Chão – Nossa terra, que faz parte da nossa história. Representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

PILARES

Espírito Olímpico – Presente na textura triangular que remete aos 3 valores Olímpicos (excelência, amizade e respeito) e no efeito de flutuação dos segmentos, inspirado nos corpos dos atletas voando no ar.

Diversidade Harmônica – Um eixo multicomposto expressa união e diversidade, com partes individuais que formam um conjunto.

Energia Contagiante – Os segmentos se abrem e liberam energia para o momento do beijo (quando a chama passa de uma tocha para outra).

Natureza Exuberante – Recortes revelam as formas orgânicas da natureza do Rio e as cores do Brasil.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]