São Joaquim de Bicas inaugura Espaço Plano Diretor

Foi inaugurado, na sexta-feira (24/03), em São Joaquim de Bicas, no Território Metropolitano, o primeiro Espaço Plano Diretor da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é estimular a divulgação e a participação da sociedade no processo de revisão do Plano Diretor (PD) do município, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da RMBH.

Durante a cerimônia do lançamento, o prefeito de São Joaquim de Bicas, Guto Resende, falou sobre a importância de se promover um crescimento ordenado e sustentável na cidade. Segundo ele, a expectativa é que o novo Plano Diretor possa contemplar as necessidades reais do município e, para isso, conclamou a população a participar da sua construção. “Quem conhece melhor as necessidades do município do que o próprio cidadão em sua rotina diária?”, questionou o prefeito.

O presidente da Associação de Bairros de São Joaquim de Bicas, Alexandre Alves de Souza, que faz parte do Grupo de Acompanhamento (GA) da revisão do Plano Diretor, falou sobre a expectativa de se rever importantes questões relativas á mobilidade no novo plano. Segundo ele, uma das principais reivindicações da população do município é a construção do Terminal de Transporte Coletivo na divisa de São Joaquim de Bicas e Igarapé. “Bicas é a única cidade em que o ônibus metropolitano circula em várias ruas urbanas e, em determinados bairros, os usuários são obrigados a ficar dando voltas nas ruas da cidade por até quarenta minutos até pegar a BR”.

Espaços Plano Diretor

Os espaços do Plano Diretor estão sendo construídos nos onze municípios da RMBH contemplados em contrato assinado entre a Agência de Desenvolvimento da RMBH e a UFMG para assessorar a revisão de seus planos diretores.

O objetivo é fazer desses espaços canais permanentes de comunicação e de encaminhamento de sugestões e informações entre a equipe responsável pelos trabalhos técnicos e a sociedade em geral. Também vão servir ao propósito de capacitação, divulgação e condensação de informações e propostas relacionadas ao processo.

A proposta é tornar esses espaços concebidos em lugares permanentes de reflexão e proposição de ações para o município, numa perspectiva metropolitana, assim como os Lumes – Lugares de Urbanidade Metropolitana, refletindo não só o município, mas também a região metropolitana.

Para conduzir os trabalhos nos Espaços Plano Diretor foram formados em cada um desses municípios os Grupos de Acompanhamento (GAs) compostos por representantes do Executivo Legislativo e Sociedade Civil.

Agenda lançamento do Espaço Plano Diretor (Próximos municípios)

Dia 28 de março

9h– Espaço PD Juatuba

Local: Hall Principal da Câmara Municipal

Rua Mário Teixeira s/n | Centro

19h – Espaço PD Sarzedo

Local: Centro do Idoso | Rua Geraldo

Pinheiro Diniz, 130 B | Bairro Santa Rosa

Dia 29 de março

18h – Espaço PD Caeté

Local: FEC – Fundação Educacional de Caeté

Av. Vicente C Borges, 390 – José Brandão – Caeté

Dia 30 de março

9h – Espaço PD Itatiaiuçu

Local: Prédio da Prefeitura.

Praça Antônio Quirino Da Silva, 404 – Centro