Sistema Participativo de Garantia de alimentos orgânicos é tema do próximo evento do “Conexão Metropolitana”

Integrando o programa “Conexão Metropolitana” da Agência de Desenvolvimento da RMBH, será realizado, no dia 5 de setembro, no Auditório da Emater-MG, o workshop “Sistema Participativo de Garantia (SPG): Alimentos Saudáveis e Construção Social de Mercados na RMBH”.

O SPG é o mecanismo definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de certificação de produtos no qual os agricultores se agrupam em núcleos e, fazendo parte de uma personalidade jurídica, de forma participativa, operacionalizam esse sistema de certificação.

O objetivo do workshop é oferecer uma visão geral do SPG e capacitar os participantes no que diz respeito ao processo de certificação de produtos, fomentar a implantação do SPG na RMBH e melhorar a inserção de produtos orgânicos no mercado, gerando maior valor à produção e aprendizado mútuo entre os agricultores.

O workshop é destinado ao público geral que se interesse por mecanismos de certificação de alimentos orgânicos, incluindo agricultores e estabelecimentos comerciais.

Um dos pontos altos será a aula-show “Agroecologia e Gastronomia”, acompanhada de uma degustação, que será ministrada pela chef Rosilene Campolina, mestre em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local.

Rosilene Campolina é administradora do Portal Gastronômico www.chefachef.com.br ; guardiã do ODS 7- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU p/agenda 2030; coordenadora e idealizadora do Projeto LEIA Hortas Urbanas Sustentáveis e Projeto GastroUna; e membro da FGM – Frente da Gastronomia Mineira – e  da FIC – Federazione Italiana Cuochi – e, também, da associação de bairro “Marias Bonitas de Lourdes”/BH, da Fundação Casa Sara e do Projeto Viva Down.

O evento é fruto do protocolo de intenções assinado pela Agência RMBH, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Emater, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – e outras onze prefeituras da RMBH, visando o estabelecimento de cooperação institucional para o fortalecimento da agroecologia na região metropolitana, Colar e entorno de Belo Horizonte e a implantação do SPG.

As inscrições podem ser feitas, clicando aqui.

Programação:

• 9h – Abertura
  • 9h30 – Palestra: O Sistema Participativo de Garantia enquanto instrumento de garantia de qualidade, alimento, mercado – Lygia Bortolini e Marcelo Laurino
  • 10h15 – Palestra: Processo de construção do SPG na RMBH – Glória Perpétuo e George Pinto
  • 11h – Espaço para instituições colaboradoras
  • 12h às 14h – Almoço
  • 14hAula show: Agroecologia e Gastronomia, e degustação ao final – Chef Rosilene Campolina
  • 15h às 15h30 – Apresentação de cases:
    • Daniela Adil – Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan) da Prefeitura de Belo Horizonte
    • Letícia Bustamante, presidente da Central de Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas – Orgânico Sul de Minas (OSM)
  • 15h30 às 17h – Dinâmica: Mapeamento da situação atual em termos de iniciativas, práticas, desafios e oportunidades.