Zema projeta desenvolvimento econômico do estado com inauguração do Aeroporto Industrial de Minas Gerais

O projeto tem grande potencial para elevar a competitividade das empresas brasileiras no contexto internacional, além de atrair novos investimentos externos para o Brasil.​

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, inaugurou, em maio de 2020, o primeiro Aeroporto Industrial do Brasil. O empreendimento é inédito na América Latina e prevê benefícios fiscais a empresas exportadoras que estiverem instaladas dentro do sítio aeroportuário. O tema foi debatido pelo governador Romeu Zema, e autoridades de diversas esferas públicas e entidades empresariais nessa quinta-feira (25/6), na TV Band.

_MG_0419

“O aeroporto industrial vem deste contexto de diversificação das atividades econômicas, além de conexão com o exterior, que torna o estado mais aberto e próximo de grandes centros no mundo todo. Vejo o aeroporto industrial como uma belíssima oportunidade para o desenvolvimento de Minas Gerais. É um projeto de longuíssimo prazo, que vem sendo desenvolvido e tenho o prazer de estar como governador pronto para entregá-lo”, afirmou o governador.

O Aeroporto Industrial é destinado, principalmente, à instalação de empresas que tenham como foco principal a exportação de produtos manufaturados, utilizando matérias-primas importadas em seu processo produtivo. Ao manufaturar seus produtos dentro do Aeroporto Industrial, as empresas terão os benefícios das isenções fiscais quando exportarem seus produtos​ acabados. Além disso, terão a facilidade de importar matérias-primas e exportar sua produção utilizando o modal aéreo para acessar mercados internacionais e nacionais de forma rápida, eliminando o custo e o risco com o transporte rodoviário em seus processos logísticos.

O diretor presidente da BH Airport, Marcos Brandão, disse que o objetivo é transformar o aeroporto em um ambiente de negócios e experiências. O primeiro Aeroporto Industrial do Brasil conta com uma área disponível de 750 mil metros quadrados e tem expectativa de atrair cerca de 250 empresas ao longo dos anos, gerando milhares de empregos.

“O aeroporto industrial tem a capacidade de atrair empresas, mas principalmente investimentos qualificados, de produtos de alto valor agregado e que são transportados pelo modal aéreo. Ele está no contexto de uma estratégia de transformar o aeroporto e a região em um ecossistema de desenvolvimento”, explicou Brandão.

Projeto Aerotrópole Mineira

O Aeroporto Industrial faz parte do Projeto Aerotrópole Mineira, gerenciado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais (SEDE), tem como principal objetivo estabelecer uma visão inteligente de ocupação do solo com governança ambiental, infraestrutura customizada, fundada na premissa de que o crescimento econômico é impulsionado pela mobilidade de negócios de base tecnológica. A aerotrópole, definida como uma região econômica urbana centrada no aeroporto, é a manifestação física dessa premissa e constitui a base da política de diversificação econômica e para a agregação de valor da economia mineira.

Para mais informações sobre o Aeroporto Industrial, entre em contato com:

  • ​​Rafael Laranjeira, gestor executivo de Soluções Logísticas

E-mail: rafael.laranjeira@bh-airport.com.br

  • Cristiano Jardim, Novos Negócios da BH Airport.

E-mail: cristiano.jardim@bh-airport.com.br

Fonte: Agência Minas e BH Airport

Foto:  Gil Leonardi / Imprensa MG