Agência RMBH apoia programa de revitalização da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Ibirité.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Gustavo Medeiros, participou, nesta sexta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, da cerimônia em Sarzedo de assinatura do termo de cooperação técnica celebrado entre os municípios de Ibirité, Sarzedo e Betim para o desenvolvimento de ações visando à revitalização da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Ibirité.

O objetivo do termo é estabelecer as bases de cooperação técnica e administrativa entre os três municípios visando ao desenvolvimento conjunto do Programa Intermunicipal de Revitalização da Bacia da Lagoa de Ibirité, o ProLagoa. A Agência RMBH e a Copasa entrarão com o apoio institucional e suporte técnico ao programa.

Entre as ações integradas previstas no ProLagoa estão o apoio e o acompanhamento de atividades destinadas à retirada do lançamento “in natura” do esgotamento sanitário e de todo o aguapé na Bacia da Lagoa de Ibirité; o monitoramento da qualidade e quantidade das águas; a definição e implementação de ações para a recuperação de áreas degradadas; e  a urbanização de vilas e favelas.